1386186906_1384369036_whatsapp(Imagem: Divulgação)

O uso de aplicativos de troca de mensagens está crescendo e guarda ainda um aumento expressivo para os próximos anos. Segundo dados da consultoria Ovum, em 2014 estas aplicações terão um crescimento de 260%.

De acordo com a estimativa, os consumidores vão trocar nada menos que 71,5 trilhões de mensagens em 2014, ante 27,5 trilhões de mensagens em 2013.

Aplicativos como WhatsApp, Line e WeChat tiveram seu boom não só em volume de mensagens, mas também em número de usuários. Conforme o estudo, as empresas do segmento setor já superam 1 bilhão de usuários e podem ultrapassar 2 bilhões no ano que vem.

E pelo jeito, as companhias que detém estes serviços sabem do potencial que tem. Recentemente o WhatsApp recusou uma oferta de US$ 1 bilhão do Google.

O SnapChat, mesmo sem gerar receita a não ser os US$ 0,99 de download, também declinou ofertas de US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões, feitas por Facebook e Google, respectivamente. Detalhe: nenhum destes aplicativos tem receita por enquanto.

A Ovum destacou também o app japonês Line, lançado em 2011 e já conta com 300 milhões de usuários no mundo e uma receita anual de US$ 2 bilhões. A meta da companhia é chegar a 500 milhões de usuários em 2014.

Na lista de aplicativos bem-sucedidos, a consultoria cita ainda o WeChat, da chinesa Tencent, que possui aproximadamente 270 milhões de usuários no mundo e recentemente foi lançado no Brasil, com uma campanha que inclui o craque argentino Lionel Messi como garoto propaganda.

Os serviços de mensagens geraram para as operadoras no Brasil uma receita de R$ 3,57 bilhões no segundo trimestre deste ano, o que representou um aumento de 25,51% em relação ao mesmo intervalo de 2012.

 

Fonte: Baguete