bitcoin

Bitcoin é um tipo de moeda que não é gerida ou emitida por pessoas, mas por criptografia. Enquanto no mundo físico somas de dinheiro são emitidas por governos e transacionadas por bancos ou trocadas por pessoas na forma de moedas ou notas, os bitcoins são moedas virtuais que trocam de dono por meio de processos computacionais complexos e chaves públicas de criptografia.

As transações são verificadas por voluntários que conseguem utilizar fórmulas matemáticas bem complexas. A cada dez minutos, 25 novos bitcoins são emitidos na rede e outros tantos trocam de mão garimpados e transacionado por indivíduos que se chamam miners ou por empresas que armazenam carteiras digitais. Há um limite definido para o número de bitcoins a serem emitidos no mundo: 21 milhões. Mas esse total deve ser atingido apenas em 2140.

O histórico de todas as transações em bitcoins é registrado e está disponível para ser acompanhado publicamente, mas apenas os endereços digitais das transações são conhecidos, mantendo seus usuários no anonimato. O resultado final é um sistema financeiro cuja oferta varia a cada dez minutos e cujas transações são irreversíveis e anônimas.

Numa transação, um bitcoin pode ser fracionado em 100 milhões de unidades menores chamadas “satochis”, definidas em oito pontos decimais. O valor de mercado dos bitcoins varia com a oferta e procura e também com a flutuação da economia mundial, uma vez que são comprados com dinheiro real. Um bitcoin, esta semana chegou a ser vendido por 140 dólares. Confira o infográfico para saber mais.

Imagem: Visual Capitalist

 

Fonte: IDGNOW!