Por Luis Nassif, sugerido por Jair Fonseca
Foto: Felipe Rau/Estadão
Dados interessantes e pouco conhecidos de Eduardo Coutinho: no final dos anos 50 participou de um programa de perguntas-e-respostas na TV sobre Charlie Chaplin. Respondeu a tudo e com o dinheiro que ganhou foi pra Paris, onde estudou cinema. Na volta ao Brasil em 1960 juntou-se ao CPC da UNE e aos jovens fundadores do Cinema Novo.
Abaixo, Coutinho improvisa como ator, no papel de um intelectual subversivo em Câncer, filme marginal de Glauber Rocha, de 1968.
[youtube id=”KwOzL2J7QL4″ width=”600″ height=”350″]
Sinopse e surpreendente ficha do filme:
” CÃNCER “
Sátira do regime militar no Brasil e da guerra fria.
Um jovem funcionário público ganha uma fortuna de uma hora para outra e torna-se uma celebridade. O rapaz é obrigado a ficar sob a guarda do governo militar, já que agora ele é a grande promessa do país.
Ficção, longa-metragem, 16 mm, preto e branco
Rio de Janeiro/Roma, 1972, 950 metros, 86 minutos
Lançamento: 2 de setembro de 1982, São Paulo, Centro Cultural São Paulo
Coprodutores: Gianni Barcelloni, RAI – Radiotelevisione Italiana
Diretor: Glauber Rocha
Diretor de fotografia e câmara: Luis Carlos Saldanha
Som direto: José Antonio Ventura
Sincronização: Raul Garcia
Montadores: Tineca e Mireta
Laboratório de imagem: Lider Cine Laboratórios
Elenco: Flávio Migliaccio (José Guerra), Marília Pêra (Rosinha), Milton Gonçalves (soldado do “País Reserva 17”), Cláudio Marzo (agente da “Potência Anterior”), Hugo Carvana (cabo do exército do “País Reserva 17”), Abel Pera (professor Bagdá Pompéia, intelectual do “País Reserva 17”), Raul Cortez (alto funcionário do “País Reserva 17”), Jardel Filho (general da “Potência Anterior”), Ambrosio Fregolente (general do “País Reserva 17”), Hélio Ary (psiquiatra oficial do “País Reserva 17”), Paulo César Peréio (locutor televisivo da “Potência Posterior”), Carlos Kroeber, Nathália Timberg, Emiliano Queiroz, Maria Bethânia, Rogéria, Rubens de Falco, Kazuo Kon, Maria Bethânia.
Fonte: Luis Nassif Online
Leave A Comment
You must be logged in to post a comment.